Os picolés e sorvetes DO CERRADO são produzidos com intenso controle de qualidade. Desde a recepção da matéria prima, passando pelo processo de fabricação até chegar à distribuição, todo o sistema  é rigorosamente monitorado. Exceto os produtos fabricados a base de água, os demais são produzidos somente com leite tipo A.
Buscando garantir o máximo de qualidade, a empresa trabalha exclusivamente com frutas in natura selecionadas (fig. 1), processando-as de maneira segura dentro da própria fábrica, sob a supervisão de engenheiros de alimentos qualificados, seguindo todas as normas do programa de alimento seguro. A filosofia da empresa é preservar a saúde e o bem estar de seus clientes. Por este motivo, utiliza sempre produtos de primeira linha na fabricação dos picolés e sorvetes.

As frutas selecionadas e pesadas são transferidas para a área de lavagem e sanitização de matérias primas, sendo higienizadas, descascadas e despolpadas. As polpas são armazenadas em sacos de polietileno hermeticamente fechados, identificadas e encaminhadas ao freezer. No momento da produção dos picolés e sorvetes, as polpas recebem a adição de água potável ou leite tipo A, sendo homogeneizadas por cerca de oito minutos para a formação da calda cremosa (fig. 2).